segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Estar "solteiro"



Olá, meus amores!


Aqui estou eu para mais um texto reflectivo. Desta vez, vou falar de estar "solteiro" ou não. A razão para eu usar as aspas, é porque hoje em dia "solteiro" é mais que um estado civil, pois já que quase ninguém casa, de modos que podemos juntar-nos a alguém e estar com ela vários anos e termos escrito na burocracia que somos solteiros. Já o nosso famoso e querido facebook, já como o nosso ex-estimado Hi5, davam a entender que "solteiro" era, literalmente, não ter uma relação de compromisso mínimo com alguém, já que nos davam a opção de seleccionar que estávamos numa relação, noivos, numa relação aberta, etc.
Uma vez, num dia indefinido pela minha memória, li na internet algo do género: "está solteiro? descubra porquê", e lá fui eu, por pura curiosidade. Tratava-se de um teste, onde eram feitas perguntas e tinha de seleccionar uma das hipóteses, mas não me identificava verdadeiramente com nenhuma. Fiz o teste mais umas vezes, para ver quais eram as hipóteses que poderiam sair, e lembro-me das seguintes: "és muito egoísta", "vives num mundo encantado e pedes demais"... e não me estou a lembrar da terceira neste preciso momento, mas há 20 segundos atrás recordava-me --' continuando. Passado uns dias eu apercebi-me que testes e artigos que pretendiam apontar a verdadeira razão para alguém estar solteiro estavam em toda a parte: internet, revistas, na opinião dos outros, em empresas que promovem encontros, etc, etc, etc. E eu dei por mim mesma a pensar: "esta gente pensa demais! Nunca ninguém pensou que, talvez, a única razão para estarem solteiros agora é porque ainda não encontraram a pessoa indicada?".
E pergunto-vos: realmente esta não é uma razão válida para a grande maioria das pessoas? Vamos lá a ver que a internet e as revistas mal sabem da nossa vida, e esquecem-se que amor não é atracção nem casos de uma noite, a opinião dos outros é uma treta, e a das empresas ainda mais. Ninguém encontra, na minha opinião, o amor no meio do desespero. E todos temos dessas "razões" para estarmos solteiros, e essas razões têm o nome de DEFEITOS, gente! Que é algo perfeitamente natural! "Ah e tal, estou solteira porque tenho uns quilos a mais"?! Palermice, há quem goste de quilos a mais, há quem goste de ter onde pôr a mão. "Estou solteira porque sou demasiado magra"? Também há quem goste. "Sou solteira porque tenho um feitio lixado"? E aí eu respondo sempre "Vais dizer-me que só as pessoas de bom feitio é que acabam acompanhadas"?.
Quero focar aqui duas coisas. Primeiro, que a nossa sociedade nos educa que estar solteiro é mau! Esquecemo-nos que também há por aí muito artigo na internet ou revistas sobre como resolver problemas que surgem numa relação, ou até terapêuticos a ganhar a vida a tentar ajudar casais com os seus problemas. Amigos, a vida numa relação pode ser tão "negra" ou tão "cor-de-rosa" como a vida de solteiro. Haverá sempre coisas boas, sempre coisas más, mas como nos vendem a imagem que as pessoas só estão bem "acompanhadas", esquecemo-nos disso. A segunda é que estar solteiro não é sinónimo de defeito, de que algo está errado connosco. Tenho dois amigos que nunca tiveram uma namorada na vida, e têm a minha idade. Um diz que não sabe porquê, mas nunca teve, e eu, sinceramente, acho que é mesmo porque ainda não apareceu alguém com carácter, privilégio de lhe poder "pegar", porque ele é mesmo fixe, inteligente e boa pessoa. O outro, que, por sinal, é bastante bonito (até eu o acho giro) diz que nunca teve porque nunca ninguém quis namorar com ele, por isso até à data só teve casos de noites ou semanas, e depois era destravar o carro e continuar viagem (se é que me faço entender). Ou seja, dois exemplos que, a meu ver, a única razão para estarem mesmo solteiros é ainda não ter aparecido "alguém" (espero que isto não vos pareça demasiado foleiro, mas a meu ver é mesmo a verdade). E depois há aqueles que estão solteiros porque acham que ainda são muito novos para se agarrarem a alguém a sério.
Esta sociedade quer cultivar em nós que o amor e as relações amorosas são fogo ardente, paixão, sonhos cor-de-rosa e algo maravilhoso, como se estar solteiro não fosse. Quer dar-nos mil e uma razões para estarmos solteiros, esquecendo-se que o amor não é algo que se procura, algo que se provoca, é algo que acontece àqueles que não pensam demasiado e navegam livremente na maré que se sentem bem, que se sentem melhor.

Pensem nisto, meus amigos. Não liguem ao que por aí anda. Vamos deixar de parar de pensar, vamos parar de deixar de procurar, e vamos ser felizes com o que temos. Eu, sinceramente, não sei se algum dia encontrarei o meu "Homem" ("Príncipe Encantado" já está muito subvalorizado), mas já parei de pensar nisso há algum tempo, e a vida tem sido muito melhor! E, a verdade, é que eu vejo que acontece a todos, vejo os meus amigos a terem relações um dia, por mais defeitos que tenham ou dificuldades nas suas vidas pessoais, por isso, eu acho que o amor ainda existe, acho que as relações têm todas momentos difíceis, mas acho mesmo possível que duas pessoas consigam ser felizes juntas.

Beijinhos fofos e durmam bem :) obrigada por continuarem a ler as minhas escritas, je vous aime bien*

3 comentários:

  1. Ser solteiro é relativo. Interessa é que te sintas bem contigo própria.

    E já te disse... O príncipe encantado é aquele que te atropelar com o cavalo e depois fazer marcha atrás para ver se estás bem.

    ResponderEliminar
  2. Como sabes, estive muitos anos sem encontrar ninguém, também porque nunca encontrava "o homem". Agora são muito feliz com o meu foufinho, mas não era infeliz quando estava solteira. Não acho nada normal as pessoas colarem-se ao primeiro que vêem, só porque todos os outros namoram ou porque simplesmente não querem ficar sozinhas. Isso é uma estupidez.
    E quanto aos defeitos, não vejo assim grande defeito em ti. Eu sou mais insuportável que tu e tenho foufinho ^^ Acredita, o problema não está em ti. Aliás, não há problema nenhum! =)
    Bjs*

    ResponderEliminar
  3. oh, és tão inocente inês, ainda estas a descobrir o mundo! :')

    ResponderEliminar